Melhores filmes e séries de 2018

Esta lista é bem pessoal (e atrasada). Tem produções recentes e também mais antigas. Foram obras que me marcaram ou provocaram grandes reflexões, e, agora, compartilho com vocês ;).

melhores-filmes-séries-2018

Sonhos

Akira Kurosawa foi um dos mais aclamados cineastas do século XX. No final da vida, em 1990, ele dirigiu um filme que seria diferente de toda sua obra cinematográfica. Sonhos, como o próprio título sugere, teve seu roteiro baseado nos próprios sonhos de Kurosawa. O filme é composto por oito histórias independentes, como sonhos de infância e da vida adulta.

 

The square – A arte da discórdia

Este é um filme sueco, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018. É um filme que nos faz refletir sobre a questão da arte contemporânea e também sobre como os europeus lidam com os imigrantes. O ambiente do mundo da arte é exibido sem sacralidade e com grande sarcasmo. O espectador nunca mais verá uma exposição (principalmente de arte contemporânea) da mesma maneira.

A sociedade literária e a torta de casca de batata

A Netflix produziu este filme baseado em um livro de uma autora estreante de 70 anos, Mary Ann Shafer, que escreveu a obra com a ajuda da sobrinha Annie Barrows. A sociedade literária e a torta de casca de batata é um filme simples e romântico, indicado para quem gosta de livros, além de mostrar as consequências da Segunda Guerra Mundial na vida de pessoas comuns.

Lady Bird

A estreia da atriz Greta Gerwig na direção resulta num filme delicado e intenso sobre a adolescência e a complicada relação entre mães e filhas. Lady Bird recebeu indicações ao Oscar nas categorias melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor atriz (Saoirse Ronan) e melhor atriz coadjuvante (Laurie Metcalf). Aliás, recomendo vários filmes com Greta Gerwig: Frances Ha, Mistress America.

 

Bandersnatch

É o primeiro filme interativo produzido pela Netflix, dentro da séria Blackmirror, que explora a influência da tecnologia na vida das pessoas. Um jovem da década de 80 é contratado por uma grande empresa para produzir seu próprio videogame. A produção intensa o força a lidar com problemas psicológicos causados pela morte da mãe. O espectador deve escolher as ações que o personagem irá tomar, alterando o curso do filme. Há cinco finais alternativos, e tem gente que já mapeou cada um.

 

Unbreakable Kimmy Schmidt

Unbreakable Kimmy Schmidt é uma das séries mais loucas e divertidas da Netflix. A série foi idealizada pela humorista Tina Fey e não é um tipo de humor que vai agradar a todas as pessoas. A personagem principal é interpretada pela excelente atriz Ellie Kemper. Infelizmente, no dia 25 de janeiro, estreia a última temporada.

 

Com amor, Van Gogh

É um dos filmes mais belos que já vi! O personagem principal, Armand Roulin (que realmente existiu – foi vizinho do pintor) viaja para o interior da França em busca de respostas para o suicídio de Van Gogh. O filme todo foi pintado a óleo por cerca de cem artistas do mundo todo, com base nas obras de Van Gogh. O visual é incrivelmente bonito, uma obra de arte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s