Dicas rápidas sobre marketing digital

Dicas rápidas sobre marketing digital

 

Quem tem um blog ou precisa divulgar o seu trabalho pela internet sabe o quanto é difícil se destacar com tanta informação disponível na web. Os mecanismos de pesquisa do Google e os algoritmos das redes sociais mudam com frequência, diminuindo o rankeamento nos sites de pesquisa e o alcance nas redes sociais.

Para ganhar destaque, só há um caminho: conteúdo de qualidade.

Encontrar algo único, que irá chamar a atenção do seu público, é fundamental. Crie conteúdo que tenha valor e que atraia a atenção das pessoas. Texto bem escrito e conteúdo de qualidade são uma dupla imbatível (Escrevi dois posts com dicas de texto para a web, parte 1parte 2).

Depois de tanto esforço, você não vai querer morrer na praia, vai? É preciso pensar na estratégia de divulgação e distribuição de conteúdo. No marketing digital, pequenos detalhes fazem a diferença. Listei algumas dicas rápidas de marketing  para quem está engatinhando na área e quer melhorar seus resultados.


Defina a persona, mas defina mesmo

O marketing de conteúdo é muito centrado no conceito de persona, que é diferente de público-alvo. A persona é uma caracterização deste público. Um exemplo: Teresa, 25 anos, faz mestrado em letras, deseja construir uma carreira como professora universitária, gosta de literatura, mas não tem muito tempo na rotina para ler.

Um bom conteúdo leva em conta as características e necessidades da persona. Este vídeo da Paula Abreu é o muito bom para entender o conceito:

 

Divulgue seu conteúdo no horário certo

Descubra o horário em que você recebe mais visitantes para o seu blog, página do Facebook ou Instagram e poste nesses horários. Mas não divulgue o conteúdo apenas uma vez. De acordo com Guy Kawasaki, mestre das redes sociais, divulgue o mesmo post quatro vezes em uma rede social – em horários e dias diferentes.


Seja único

A especialista em Social Media Peg Fitzpatrick ensina: divulgue o que o torna único, o que 0 diferencia das outras pessoas/blogs. Seja original e publique suas ideias e pensamentos. É assustador no início, mas pode ser libertador. Outra fonte legal sobre branding e marketing pessoal é o blog da Ale Garattoni e de sua empresa.


Atualize-se

Há sites legais para quem quer se atualizar sobre marketing, como o HubSpot e o blog   da Resultados Digitais.


Compartilhe nas redes 

Crie uma página no Facebook ou outra rede social, como o Instagram, para o seu blog. As redes sociais ajudam a divulgar seu conteúdo e a atrair novos leitores. Cada rede tem suas características, e o conteúdo deve ser adaptado para cada rede. Este artigo ensina como aproveitar cada rede.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s