Resenha – “Faça acontecer” – Sheryl Sandberg

Resenha – Faça acontecer Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg escreveu o livro pensando nas mulheres que querem chegar ao topo de suas carreiras

A americana Sheryl Sandberg, de 47 anos, tem uma carreira dos sonhos: é chefe operacional do Facebook, bilionária e também já foi vice-presidente do Google. Sandberg ficou famosa não só por ocupar posições de destaque em empresas de tecnologia, mas também por defender os direitos das mulheres e uma maior participação feminina nas empresas.

Com o objetivo de melhorar a igualdade de gênero no ambiente corporativo, Sandberg escreveu o livro “Faça acontecer – mulheres, trabalho e a vontade de liderar”, publicado em 2013. Além de dar dicas de como as mulheres podem administrar suas carreiras, a autora também fala sobre como os homens podem ter atitudes menos sexistas no trabalho e criar um ambiente mais favorável para lideranças femininas.

Antes de comprar o livro li uma resenha que detonava Sandberg por querer dar conselhos profissionais a mulheres que não eram ricas, não tinha estudado em Harvard, não podiam pagar babás e nem andar em jatinhos privados. (Ela também contava com a ajuda de um marido compreensivo e companheiro – Dave Goldberg, que faleceu em 2015. Sandberg também escreveu um livro sobre a experiência do luto.)

 

“Minha geração lutou muito para dar escolha a todas vocês. Acreditamos em escolhas. Mas escolher sair do mercado de trabalho não era bem a escolha que achávamos que tantas de vocês fariam.”

Judith Rodin – presidente do Instituto Rockfeller.

 

Apesar de uma resistência inicial, me surpreendi muito com o livro e também me reconheci nas várias situações descritas. Muitos mais do que um livro feminista, Sandberg mostra a realidade de como as mulheres são vistas e tratadas no mundo corporativo. Ela aponta soluções práticas e como as mulheres podem contornar o sexismo ainda vigente no século XXI. Baseando-se em pesquisas acadêmicas e na sua própria experiência profissional, Sandberg faz algumas reflexões interessantes:

  • Apesar da revolução feminina, muitas mulheres ainda não conseguem conciliar a carreira profissional com a vida pessoal. As mulheres são menos estimuladas a continuarem no mercado de trabalho e a desenvolverem suas carreiras. Esse desestímulo vem da própria família, da falta de flexibilidade no trabalho e de companheiros que não dividem as tarefas domésticas e o cuidado com os filhos.
  • A pior decisão que uma mulher pode tomar é basear suas escolhas levando em conta filhos e parceiros que ainda não existem, como mulheres que recusam uma promoção ou posição de liderança por que “podem engravidar”. O erro delas é acreditar que não conseguirão conciliar vida pessoal com a profissional.
  • As mulheres também são vistas com um olhar mais crítico no ambiente de trabalho – tanto por homens como por outras mulheres. Sandberg cita uma pesquisa realizada em 2003 para ilustrar seu ponto. Os pesquisadores escolheram o currículo de uma empresária bem-sucedida, Heidi, e mostraram-no para um grupo de estudantes, mas com o nome de um homem, Howard.Quando os estudantes viam o currículo de Howard, o consideravam um “cara simpático”. Quando o currículo estava no nome de Heidi, a profissional era vista como “egoísta” e alguém que não era tão legal como colega de trabalho.  Uma mulher bem-sucedida não é bem vista tanto por homens como por mulheres, um claro exemplo de como a nossa sociedade ainda discrimina mulheres que se destacam.

 

“Faça acontecer” é uma leitura rápida e agradável que traz muitos insights e questionamentos sobre como gerimos nossas carreiras e nos comportamos no ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s