Dicas para escrever um bom texto para a web – parte 2

 

Dicas para escrever um bom texto para a web

Na primeira parte desta série de posts, aprendemos como os motores de buscam influenciam na escrita de um texto para a internet. Nesta segunda parte, organizei alguns truques e dicas para escrever um bom texto para a web e que irão facilitar a organização de seu trabalho.

A produção de um texto de qualidade depende não só de uma redação coesa e sem erros gramaticais, mas também do planejamento prévio ao ato da escrita. Esse planejamento deve levar em conta a estrutura de um texto para a internet e a organização das ideias de forma coerente, o que irá facilitar o processo de escrita.


1) Organize suas ideias

Antes de começar a escrever, faça um brainstorming com os assuntos e palavras-chave que você quer incluir no texto. Depois você pode organizar os assuntos que serão abordados em tópicos, com uma breve descrição do conteúdo. A estrutura em tópicos irá ajudar a montar a estrutura do texto.


2)Defina a estrutura

A leitura de textos na internet tem características próprias que devem ser levadas em conta na hora de escrever. O leitor normalmente “passa os olhos” pelo conteúdo e divide a sua atenção de leitura com notificações de redes sociais, aplicativos de mensagens, etc. Para contornar esse problema, seguem algumas dicas:

  • O texto deve ter escaneabilidade. O leitor deve passar os olhos pelo texto e se sentir atraído pelo conteúdo. O uso de subtítulos aumenta a escaneabilidade do texto e faz com que o leitor compreenda o conteúdo e também possa ler as partes que mais lhe interessem. Em textos para a internet, o mínimo recomendado é de três subtítulos.
  • Os parágrafos também devem ser pequenos, para facilitar a leitura e não assustar o leitor com blocos grandes de texto.
  • Também esteja atento para o tamanho do seu artigo. Revise o tamanho dos parágrafos e analise se um texto menor pode dar conta do conteúdo.

 

3)Tópicos frasais

Os parágrafos devem ser estruturados em tópicos frasais, frases que contém a ideia principal do parágrafo. O parágrafo devem ser estruturado em torno desta ideia. A última frase deve servir de ponte para o próximo parágrafo, conectando ideias e tornando o texto mais coeso.


4)Seja sempre objetivo

Evite termos técnicos e frases muito empoladas. Ao contrário do que se pensa, uma linguagem simples é mais efetiva do que palavras rebuscadas. Tente escrever na ordem direta (sujeito-verbo-complemento) e sempre procure cortar palavras. Menos é mais.


5)Revisão

Depois de finalizado o texto, está na hora da revisão. Confira títulos, legendas e intertítulos duas vezes e com muito cuidado. Também cheque duas vezes nomes próprios, estrangeiros, números e fatos.

Além de revisar a ortografia e a gramática, avalie se alguns trechos podem ser cortados e se as frases são claras e de fácil compreensão.

Avalie a coesão e a coerência do texto: o conteúdo é de fácil compreensão? Os parágrafos e as frases estão estruturados de uma forma lógica?

Depois da revisão, seu texto está prontinho para ser publicado!

E aí, gostou do post? Que tal compartilhar com seus amigos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s