Dicas para escrever um bom texto para a web – parte 1

Dicas para escrever um bom texto para a web

Durante a faculdade de jornalismo aprendi várias técnicas de escrita que foram úteis para a minha vida profissional. Porém a internet trouxe alguns desafios para quem vive da escrita. Para ser lido na web, é preciso levar em conta mecanismos de pesquisa como o Google e os logaritmos das redes sociais.

As qualidades de um bom texto, como clareza e concisão, continuam valendo, mas seguir algumas dicas de redação para a web fazem a diferença. As técnicas de escrita para a internet ajudam não apenas quem escreve profissionalmente, mas todos que precisam divulgar seu trabalho na rede, seja em sites ou redes sociais. Reuni algumas dicas de como escrever um bom texto para a web que podem ajudar quem ainda está engatinhando neste mundo.


SEO – otimização para motores de busca

Para quem tem um blog ou site, é fundamental pensar no SEO – Search Engine Optimization, que é uma maneira de configurar o seu site para que ele fique bem ranqueado em mecanismos de pesquisa como o Google e Bing. Ao otimizar sua página, você pode trazer mais leitores para o seu site por meio do tráfego orgânico do Google.

Antes de escrever o seu texto, é importante pensar: que tipo de conteúdo o meu público gostaria de ler? Como eles estão procurando esse conteúdo na Internet?

Pense nas principais palavras-chave relacionadas ao assunto ou tema que você quer escrever. Você pode ver como as pessoas estão pesquisando sobre o tema que você quer publicar em ferramentas como Google Trends, Keyword Tool, SEM Rush (paga) e Google Adwords.

Existem dois tipos de palavras-chave: as head tail, que incluem palavras mais genéricas como “livros”; e as long tail, que são palavras mais específicas como “livros on line grátis”. Quanto mais genérica a palavra, maior a concorrência nas páginas de busca. As palavras long tail tem uma concorrência mais baixa e podem te posicionar no topo das pesquisas.

Depois de determinar a palavra-chave do texto, ela deve ser usada no título, pelo menos duas vezes no texto e nos intertítulos – as Tags Headings.  Os intertítulos do texto podem ser classificados por importância de H1 a H6 (no WordPress, cabeçalhos de 1 a 6). Esses intertítulos ajudam os mecanismos de busca a hierarquizar as informações. E claro, um texto com intertítulos torna a leitura mais fácil.


Como escrever um bom título

O título deve ter no máximo 63 caracteres para ficar nas primeiras opções de rankeamento do Google. Durante uma pesquisa, o título é o primeiro contato do leitor com o seu site. Deve ser chamativo e levar o leitor a clicar na notícia. Não é à toa que textos como “5 dicas para enriquecer” ou “10 filmes incríveis na Netflix” fazem tanto sucesso.

No WordPress, quando configuramos o post, na aba “mais opções” podemos adicionar uma pequena descrição do texto. Este resumo deve ter no máximo 250 caracteres para aparecer no Google. Essa descrição ajuda o leitor a saber mais sobre o seu conteúdo e escolher se vai ler o conteúdo.

O WordPress também oferece a opção de editar a URL da página na caixa Slug. A palavra-chave deve estar no código da URL para um SEO perfeito. Se você inserir uma imagem no texto, também é necessário otimizá-la para os mecanismo de busca. A palavra-chave deve ser inserida na caixa Texto Alternativo.

Outros fatores que influenciam no SEO é a usabilidade da página e se ela carrega facilmente em dispositivos móveis.


Bom Conteúdo é fundamental!

Não adianta a página ter um design maravilhoso se o conteúdo é ruim. Procure sempre escrever textos que sejam relevantes para o seu público. Nunca copie conteúdo de outros sites (você pode ser penalizado pelo Google). Dá trabalho, mas o resultado final vale a pena.


Linkbuilding

O Linkbuilding é outra técnica de SEO. Quanto mais o seu site for linkado e compartilhado por outros sites, mais autoridade ele ganha. Você pode utilizar esta técnica utilizando hiperlinks para outros textos do seu site, de modo que o leitor passe mais tempo na sua página.

Cursos de marketing digital

Existem cursos gratuitos na Internet para quem quiser se aprofundar sobre marketing digital e redação para a web. Um dos melhores é o curso gratuito da Rock Content, Produção de conteúdo para a web.

E aí, gostou do post? Que tal compartilhar com seus amigos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s