Série “Minha luta”: A morte do pai – Karl Ove Knausgård

 

 

A série “Minha luta”, do escritor norueguês Karl Ove Knausgård, é um fenômeno internacional, com milhares de fãs esperando a publicação dos livros no mundo todo. No Brasil, cinco dos seis livros  já foram publicados. O primeiro livro, “A morte do pai”, foi publicado em 2013, mas só agora em 2017 comecei ler a série (atrasada).

Knausgård revolucionou o gênero autobiográfico ao contar detalhes de sua vida íntima e familiar em seis livros que tratam de temas como a morte do pai por alcoolismo, o casamento e a infância.

série minha luta a morte do pai karl ove knausgard

 

A principal polêmica envolvendo a série foi que o escritor não mudou o nome dos personagens: à medida que lemos o livro, sabemos que aquelas pessoas são todas de carne e osso, existem e estão em algum lugar na Noruega neste momento. Seu tio tentou processá-lo, e sua mulher não suportou a pressão da exposição intensa da família nas páginas dos livros.

Apesar das controvérsias, Karl Ove Knausgård escreveu um clássico, um livro de escrita primorosa e impactante. Ele consegue transformar o banal do cotidiano em alta literatura. A morte do pai, o cuidado com os filhos e as aventuras da adolescência são costuradas  com as reflexões de Knausgård sobre a vida e a literatura.

 

“Escrever é retirar da sombra a essência do que sabemos. É disso que a escrita se ocupa. Nada do que acontece aí, não das ações que se praticam aí, mas do em si. Aí, é esse o lugar e o propósito da escrita. Mas como chegar a ele?”

 

“E a morte, que eu sempre considerara a maior dimensão da vida, escura, imperiosa, não era mais que um cano que vaza, um galho que se quebra ao vento, um casaco que escorrega do cabide e cai no chão.”


Título:
A morte do pai
Autor:Karl Ove Knausgård
Tradutor: Leonardo Pinto Silva
Editora: Companhia das Letras

Não esqueça de curtir a página do blog no Facebook!

2 comentários sobre “Série “Minha luta”: A morte do pai – Karl Ove Knausgård

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s