Como a leitura pode melhorar a nossa escrita?

harry-potter-large-book

 

Todos estão cansados de ouvir que ler muito (livros, revistas, artigos, etc) é importante para escrever melhor. Acho que aqui cabe uma analogia com o aprendizado de uma língua estrangeira: temos que ler muitos textos no idioma que queremos aprender para entender o significado das palavras e a construção das frases.

Mas um bom texto não é só feito de gramática e ortografia. Tem que ter conteúdo. E é por meio da leitura que aumentamos nossa bagagem para criarmos textos com conteúdo valioso.

Ter o hábito de ler ficção, biografias, notícias, etc, aumenta o nosso repertório de conhecimento, o que nos ajuda a elaborar raciocínios e textos com mais desenvoltura. Conhecemos novos pontos de vista e realidades diferentes das que vivenciamos.

Como aconselha o escritor americano Ray Bradburry, por mil noites, leia um conto, um poema e uma matéria sobre diversas áreas do conhecimento, como biologia, direito, história. O cérebro irá usar essas informações para criar novas ideias. Isso porque as informações armazenadas no cérebro podem ser recombinadas mais tarde para encontrar a solução de um problema, gerar uma nova ideia ou produto.

E essas combinações inusitadas podem surgir na hora de escrever (dá para saber mais nesta resenha feita pela Ligia Fascioni). A dica de Bradburry é mais voltada para escritores, mas é útil para todas as profissões. Mil noites é um exagero, mas duas noites por semana já podem fazer milagres.

Ok, e o que eu leio agora?

O passo mais importante é ler por prazer . E aqui vale tudo: quadrinhos, blogues, sites de notícias e entretenimento, textão de Facebook, revistas, romances, ficção científica. O importante é ler.

Se você ainda não encontrou sua praia, a internet pode ajudar a encontrar boas dicas de livros. Há redes sociais voltadas para livros, como Skoob e Good Reads. As próprias editoras mantém blogs e sites interessantes, como a Companhia das Letras e Intrínseca. O Instagram também é uma boa fonte de dicas, com muitos perfis dedicados aos livros.

Porém, um bom leitor gosta de novidades e de se sentir desafiado. Para alimentar o cérebro com novas informações, é bom sair da bolha de nossos próprios gostos e procurar novas leituras estimulantes. Você pode ler clássicos da literatura ou buscar novas áreas do conhecimento, como filosofia, psicologia. Também vale a pena buscar novos formatos, como os quadrinhos. O importante é diversificar. E ler!

4 comentários sobre “Como a leitura pode melhorar a nossa escrita?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s