A busca pela leveza

Semana passada dei uma voltinha na Livraria Saraiva e me surpreendi com uma prateleira no meio da loja apenas com livros religiosos e sobre espiritualidade, inclusive com edições do Bhagavad Gita (livro religioso de origem indiana) e a Torá. Sinal dos tempos?

 

20170404_162645

Em entrevista para o jornal O Globo, o filósofo francês Gilles Lipovetsky  afirma que o crescente interesse por temas religiosos, pelo budismo e pela meditação é um sintoma de uma sociedade obcecada pela leveza. No livro “Da leveza: rumo a uma civilização sem peso”, Lipovetsky analisa como o atual estágio da sociedade capitalista nos leva a buscar na leveza um alívio para todas as angústias.

Meditação, alimentação saudável, queremos tudo o que possa deixar a nossa existência mais leve, acreditando que assim alcançaremos a felicidade. Mas seria essa felicidade possível?

 

20170404_162612

A crise da ecologia psíquica

Para o filósofo e economista Eduardo Giannetti, a revolução científica tecnológica do século XX parecia prometer à humanidade controle sobre o mundo externo e uma vida fácil e feliz. Mas essas ilusões morreram, e o que resta é um deserto de ideias, como explica o papa Francisco: “os desertos externos estão aumentando no mundo porque os desertos internos se tornaram tão vastos”.

No artigo “A crise da ecologia psíquica“, Giannetti conclui que a renúncia a uma vida instintual em detrimento de um processo civilizatório racional gera um modo de vida hipócrita. A vida civilizada é um fardo. “O ideal de vida da leveza e da “civilização sem peso”, como propõe Gilles Lipovetsky, pressupõe a conquista de uma relação menos hostil e arrogante não só com a natureza externa, mas com a natureza interna ao ser humano”, escreve Giannetti.

Enquanto isso, continuamos com as aulas de pilates, yoga, alimentação sem glúten e lactose, meditação. O preço da leveza é caro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s