Resenha: Objetos cortantes – Gillian Flynn

A escritora americana Gillian Flynn ganhou fama internacional com o livro Garota Exemplar, lido por milhões de pessoas e adaptado para o cinema pelo diretor David Fincher. Porém, antes de criar a sombria Amy Dunne, Gillian Flynn estreou no mundo dos livros com o policial “Objetos Cortantes”, obra muito mais interessante do que “Garota Exemplar”.

Depois de um período em uma instituição psiquiátrica, a repórter Camille Preaker volta à pequena cidade onde passou a infância para investigar o desaparecimento de uma garota de 10 anos. Porém, o retorno ao trabalho e à cidade onde nasceu a fazem relembrar dos problemas da infância, da morte da irmã e do relacionamento turbulento com a mãe.

 

resenha objetos cortantes gillian flynn

 

A princípio relutante, a jornalista se envolve com o caso da garota desaparecida e permanece em Wind Gap na casa da mãe, Adora. O convívio familiar e com antigos colegas de escola disparam os gatilhos da memória de Camille. Foi durante a adolescência que ela começou a escrever palavras no próprio corpo. Usava facas, pinças, qualquer objeto cortante para se ferir.

As mulheres más de Gillian Flynn

A escritora Gillian Flynn tem um talento especial para criar personagens femininas controversas e sombrias. São mulheres que encontramos na vida real: com problemas psiquiátricos, mães tóxicas para os filhos, adolescentes sem caráter. Nada de heroínas ou mocinhas de novela.

Gillian Flynn vai traçando um panorama da pacata cidade do interior, sem crimes, aparentemente segura, mas cheia de segredos e pequenas maldades entre os habitantes. O machismo é tão naturalizado que crimes como estupro são considerados corriqueiros, inclusive pelas vítimas. O bullying e a competição entre os adolescentes são incentivados e vistos como algo normal. Há algo podre e todos fingem não ver

O livro tem um bom ritmo e personagens e tramas mais bem amarrados que o mega sucesso “Garota Exemplar”. O crime é solucionado, mas não há redenção para a protagonista. A perturbação causada pela leitura de  “Objetos cortantes” permanece com o leitor após o fim. Assim como outras obras da escritora, o livro será adaptado para a TV pela HBO, com a atriz Amy Adams no papel principal (leia a notícia aqui).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s