O feminismo irônico de Marjane Satrapi em “Bordados”

bordados-marjane-satrapi-livro

A escritora Marjane Satrapi usou suas memórias de infância para escrever “Bordados”

Marjane Satrapi, 47 anos, é uma ilustradora, escritora e cineasta de origem iraniana, que mora hoje na França. Bisneta do imperador Nasser al-Din Shah (que teve cem mulheres) e filha de pais marxistas, Satrapi teve uma infância cheia de experiências ricas que depois serviram de inspiração para seus livros.

Uma dessas experiências foi a presença marcante de sua trisavó, obrigada a casar com um general do exército 50 anos mais velho quando tinha treze anos. Na noite de núpcias, para fugir do marido, fingiu estar com vontade de ir ao banheiro e foi para a casa de uma tia. Nunca mais voltou, estudou artes na Suíça e dizia que era melhor ser amante de um homem casado do que engomar camisas de marido.

A história de sua trisavó e de outras mulheres a levaram a escrever “Bordados”, um relato da vida feminina no Irã. Sob o formato de história em quadrinhos – ou graphic novel – descobrimos a dura condição de vida das mulheres iranianas. Uma sociedade onde a virgindade de uma mulher é o seu bem mais precioso, em que muitas mulheres são tratadas como objeto pelos maridos.“Bordados” é como as mulheres iranianas chamam o nosso “tricô”, jogar conversa fora, mas também é um termo para a cirurgia de reconstituição do hímen.

livro-bordados-marjane-satrapi

Marjane Satrapi escreve sobre a situação das mulheres no Irã com humor e ironia

Todas as tardes, as mulheres da família se reúnem para beber o samovar, o chá típico iraniano, e para “ventilar o coração”: falar dos outros pelas costas. Mas também para contarem sem medo suas experiências amorosas e sexuais, sem julgamentos.

Apesar de escrever histórias sobre desilusões amorosas e abuso contra mulheres, Satrapi escreve com um humor irônico e sutil. A leitura é rápida e prazerosa, como as revistas de quadrinhos são.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s