Resenha: A filha perdida – Elena Ferrante

resenha a filha perdida elena ferrante

A escritora Elena Ferrante aborda em seu livro a relação entre mãe e filha

 

A filha perdida (Ed. Intrínseca, 176 páginas), de Elena Ferrante, é mais um livro desta escritora italiana que nos toma de arroubo e não queremos largar. Leda, uma professora universitária, decide alugar um pequeno apartamento para passar as férias de verão na costa italiana, depois que as filhas já crescidas foram morar no Canadá com o pai. Porém, os dias de descanso trazem ressentimentos há muito esquecidos.

As lembranças são reavivadas quando Leda nota a presença de Nina, uma jovem mãe, com sua pequena filha, Elena. Leda começa a observá-las na praia e a relembrar a infância, o casamento, a relação com as filhas e a maternidade. Ela desenvolve uma obsessão pela mãe e a garota, querendo saber tudo sobre Nina: quem é, se é casada, se é feliz. A neurose de Leda a leva a tomar atitudes com um alto custo no futuro.

A filha perdida foi publicado antes dos livros da famosa série napolitana, mas já vemos insinuações de temas e personagens, como a filha de Nina, que tem o mesmo apelido da Elena de “A amiga genial”, LenuComo na série napolitana, vemos outra vez a presença da máfia, representada pelo marido de Nina. Também há uma jovem presa a um casamento ruim, como Nina, e Leda, que superou uma infância pobre por meio do estudo e do refinamento do mundo acadêmico.

Em A filha perdida, Elena Ferrante usa uma linguagem aparentemente simples, sem artifícios, mas que por trás de cada frase há um mar de significados para o leitor interpretar. A linguagem concisa, firme e às vezes áspera de Elena Ferrante lembra muito a escrita de  Hemingway (saiba mais sobre ele aqui), precisa e sem floreios. É essa linguagem que nos permite entrar com frieza na tumultuada vida interior de Leda, apenas observando sua evolução para um clímax inesperado mas totalmente coerente.

 

 

 

 

 

 

2 comentários sobre “Resenha: A filha perdida – Elena Ferrante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s